dc.description.abstract |
Esta pesquisa foi centrada no teatro como metodologia de inclusão escolar e o papel da gestão na inovação e inclusão, tema que buscamos aprofundar, respondendo à seguinte questão problema: como a gestão escolar pode influenciar positivamente na implementação de práticas de inclusão e qual o papel/ importância do teatro exerce como metodologia para a inclusão e de aprendizagem? Esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a importância das ações da gestão escolar na formação, capacitação e planejamento escolar, para trabalharem com metodologias inclusivas e que melhorem a aprendizagem, com foco no teatro. A metodologia da pesquisa exploratória de campo e estudo bibliográfico e buscou uma maior familiaridade com o problema estudado. Concluímos após a investigação, que o teatro pode influenciar positivamente na aprendizagem e no desenvolvimento das relações intra e interpessoais, desde que respeitadas algumas condições do aluno e que as ações da gestão no sentido de utilizar o teatro como ferramenta ou implementá-la como prática inclusiva auxiliarão nas relações escolares, levando a uma melhor aprendizagem de todos nos espaços da escola, com ações e os recursos necessários, materiais, parcerias, formação continuada e o contato com a comunidade. |
|