dc.contributor.advisor |
Lima, Edilma Machado de |
|
dc.contributor.author |
Aprado, Eliza Regina Cruz |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-08T18:19:57Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2316 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa sobre orientação escolar no contexto da educação e desenvolvimento de alunos com autismo durante a pandemia, teve como objetivo geral analisar como ocorreu o trabalho de uma orientadora escolar e de uma professora com alunos com autismo durante a pandemia de COVID-19 em uma escola municipal de Alegrete/RS. Como objetivo específico, verificar o nível de satisfação dessas profissionais quanto ao trabalho executado durante a pandemia e analisar a visão do profissional quanto ao papel do orientador educacional na escola. Metodologicamente segue uma perspectiva qualitativa com objetivo descritivo-exploratório. Adotamos a pesquisa de campo e como instrumento o questionário. Após a análise dos dados coletados, podemos dizer que o trabalho do orientador no atendimento escolar de alunos com autismo durante a pandemia foi atento e comprometido. Nesse período a profissional da Escola realizou o acompanhamento com a família por meio de reuniões online e individuais sempre com a presença da professora regente. Assumiu o papel de mediadora, praticou a escuta sensível sobre as dúvidas, incertezas, necessidades para dar conta do processo educacional domiciliar e fazia os encaminhamentos para os profissionais de saúde, quando necessário. |
|
dc.language.iso |
220805s2022####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Educação |
|
dc.subject |
Orientação Escolar |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.subject |
Pandemia |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Orientação escolar e o atendimento de alunos com autismo em um contexto pandêmico |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.048.3 |
|