A presente pesquisa sobre orientação escolar no contexto da educação e desenvolvimento de alunos com autismo durante a pandemia, teve como objetivo geral analisar como ocorreu o trabalho de uma orientadora escolar e de uma professora com alunos com autismo durante a pandemia de COVID-19 em uma escola municipal de Alegrete/RS. Como objetivo específico, verificar o nível de satisfação dessas profissionais quanto ao trabalho executado durante a pandemia e analisar a visão do profissional quanto ao papel do orientador educacional na escola. Metodologicamente segue uma perspectiva qualitativa com objetivo descritivo-exploratório. Adotamos a pesquisa de campo e como instrumento o questionário. Após a análise dos dados coletados, podemos dizer que o trabalho do orientador no atendimento escolar de alunos com autismo durante a pandemia foi atento e comprometido. Nesse período a profissional da Escola realizou o acompanhamento com a família por meio de reuniões online e individuais sempre com a presença da professora regente. Assumiu o papel de mediadora, praticou a escuta sensível sobre as dúvidas, incertezas, necessidades para dar conta do processo educacional domiciliar e fazia os encaminhamentos para os profissionais de saúde, quando necessário.