dc.contributor.advisor |
Sousa, Helenara Machado de |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Márcio Leandro da Rosa |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-10T09:57:47Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.date.submitted |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2321 |
|
dc.description.abstract |
O avanço tecnológico tem provocado profundas mudanças de hábitos na sociedade como um todo, hoje vivemos em uma sociedade conectada. A velocidade com que as informações circulam e a distância que percorrem tem propiciado novas formas de interação, mudanças no modo como abordamos questões referentes aos conceitos de tempo, espaço, informação e conhecimento. A comunidade escolar não está imune a este processo e diante deste contexto se definiu o tema do projeto, que avalia as “relações entre tecnologias e a prática docente nas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Cruz Alta”. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com caráter exploratório e de cunho qualitativo com o objetivo principal de verificar se há relação entre os conteúdos abordados em sala de aula pelos professores e as atividades executadas na sala de informática com as turmas do quarto ano dos anos iniciais de dez escolas, cinco estaduais e cinco municipais do Município de Cruz Alta/RS. Considerando que as tecnologias despertam um grande interesse entre as crianças, a pesquisa foi direcionada às turmas de quarto ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Pelo fato de que as crianças desta etapa já estarem alfabetizadas, são considerados nativos digitais, havendo, portanto, uma frequência mais assídua destas turmas aos laboratórios de informática. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os professores regentes de turmas do quarto ano das séries iniciais e os monitores da sala de informática das referidas escolas. O processo de análise de dados se deu por meio de categorização das informações obtidas com a aplicação dos questionários. O estudo revelou que questões culturais, técnicas, estruturais e econômicas interferem na relação entre os conteúdos desenvolvidos na sala de aula e as atividades executadas no laboratório de informática. Concluiu-se que uma possível solução para esta demanda está na construção de um plano de gestão tecnológica por parte da escola que oriente as ações dos profissionais envolvidos. O estudo propõe que trabalhos futuros investiguem quais os caminhos que escolas e professores estão encontrando para superar as dificuldades impostas pelo sistema educacional à utilização do laboratório de informática. |
|
dc.language.iso |
200703s2019####bl##################por## |
|
dc.subject |
Trabalho de conclusão de curso |
|
dc.subject |
Práticas docentes |
|
dc.subject |
Formação continuada de professores |
|
dc.subject |
Tecnologias na educação |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Relações entre tecnologias e a prática docente nas turmas do quarto ano do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Cruz Alta |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.contributor.advisor-co |
Soares, Fabrício |
|
local.degree.date |
Unidade em Cruz Alta |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M62:37(816.5Cruz Alta) |
|