REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Análise dos documentos norteadores da Educação Infantil a respeito do processo de alfabetização

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Silva, Larissa Monteiro da
dc.date.accessioned 2022-08-16T12:01:37Z
dc.date.available 2022-08-16T12:01:37Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2334
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e a Educação Infantil, partindo do princípio que as crianças estão inseridas no mundo letrado desde que nascem. A pesquisa tem como objetivo identificar nos documentos norteadores da Educação Infantil o que se normatiza a respeito da alfabetização de crianças pequenas. O recurso metodológico escolhido para realização da pesquisa foi o estudo exploratório, sendo ele documental. Os dados foram levantados por meio da análise dos documentos da Educação Infantil em contraste com a literatura. Nesta pesquisa busquei me aprofundar nas teorias dos seguintes teóricos: Magda Soares (2020), Ferreiro (2002) e Britto (2005), para compreender as concepções de alfabetização; Baptista (2010), Kishimoto (2010), Augusto (2011), buscando refletir sobre como o texto de algumas legislações da Educação Infantil normatizam a alfabetização ou ainda o processo de letramento das crianças nesta etapa da Educação Básica. leitura e escrita na Educação Infantil. Com esta pesquisa, concluo que os documentos norteadores da Educação Infantil não são alfabetizadores, mas buscam introduzir as crianças no mundo da leitura e escrita através de uma infinidade de vivências e experiências, como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), os quais aponta como eixos estruturantes da Educação Infantil, as brincadeiras e interações.
dc.language.iso 220803s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Alfabetização
dc.subject Letramento
dc.subject Linguagem escrita
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Análise dos documentos norteadores da Educação Infantil a respeito do processo de alfabetização
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples