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O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco a alfabetização e a Educação Infantil, partindo do princípio que as crianças estão inseridas no mundo letrado desde que nascem. A pesquisa tem como objetivo identificar nos documentos norteadores da Educação Infantil o que se normatiza a respeito da alfabetização de crianças pequenas. O recurso metodológico escolhido para realização da pesquisa foi o estudo exploratório, sendo ele documental. Os dados foram levantados por meio da análise dos documentos da Educação Infantil em contraste com a literatura. Nesta pesquisa busquei me aprofundar nas teorias dos seguintes teóricos: Magda Soares (2020), Ferreiro (2002) e Britto (2005), para compreender as concepções de alfabetização; Baptista (2010), Kishimoto (2010), Augusto (2011), buscando refletir sobre como o texto de algumas legislações da Educação Infantil normatizam a alfabetização ou ainda o processo de letramento das crianças nesta etapa da Educação Básica. leitura e escrita na Educação Infantil. Com esta pesquisa, concluo que os documentos norteadores da Educação Infantil não são alfabetizadores, mas buscam introduzir as crianças no mundo da leitura e escrita através de uma infinidade de vivências e experiências, como nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), os quais aponta como eixos estruturantes da Educação Infantil, as brincadeiras e interações. |
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