REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

"Vocês deveriam perguntar as coisas para as crianças, nós temos ideias brilhantes!": a escuta das crianças na Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal da cidade de Osório/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gobatto, Carolina
dc.contributor.author Krapf, Gilse Elaine
dc.date.accessioned 2022-08-22T15:18:14Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2339
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo geral investigar a relação das crianças com a cidade de Osório/RS, compreendendo o processo de participação na Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal. A pesquisa sustentou-se teoricamente no diálogo entre as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia da Infância, Sociologia da Infância e Pedagogia, com autores que abordam sobre a criança e a cidade, dentre eles: Tonucci (2005; 2013; 2019; 2020), Sarmento (2018), Lopes et al (2005; 2006), Gobbi et al. (2021), Voguel (1985), Jacobs (2019), Lynch (2019) e Lima (2013). Em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, do ponto de vista metodológico, realizou-se um estudo de caso no município de Osório/RS, com observação participante em duas oficinas com crianças realizadas por integrantes do Órgão Técnico do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal e entrevista remota com o arquiteto responsável pelo movimento de escuta das crianças durante a etapa diagnóstica da revisão do Plano Diretor Municipal. Além disso, a geração de dados valeu-se de documentos veiculados nas mídias e redes sociais, eventos e entrevistas sobre a participação das crianças nas decisões acerca da cidade de Osório/RS. Como instrumento de registro, optou-se por fotografias, pequenos vídeos, áudios e diário de campo das oficinas, gravação da entrevista realizada por videoconferência, bem como capturas de telas de imagens de eventos, entrevistas e redes sociais. A análise dos dados possibilitou a organização em dois eixos: o primeiro, iniciativas/ ações; o segundo sobre as oficinas e a participação das crianças. Os resultados da pesquisa indicam que o município pesquisado vem realizando ações para aproximar-se das crianças, em um movimento de escuta que visa a participação delas, na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, estreitando assim a relação das crianças com a cidade. As crianças têm muito a falar sobre a cidade, levar em consideração seus pensamentos e ideias no planejamento urbano é uma possibilidade para conceber uma cidade melhor para todos.
dc.language.iso 220808s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Crianças
dc.subject Mobilidade urbana
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Participação
dc.title "Vocês deveriam perguntar as coisas para as crianças, nós temos ideias brilhantes!": a escuta das crianças na Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal da cidade de Osório/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples