dc.description.abstract |
Com a aceleração econômica e as mudanças que ocorrem no mercado, as organizações buscam diversas formas e alternativas para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. O trabalho tem como objetivo buscar a fundamentação teórica sobre a matriz SWOT, através da pesquisa bibliográfica analisando os principais benefícios que a ferramenta pode agregar para as
organizações, tornando-as mais competitivas e auxiliando no planejamento estratégico. A percepção e o entendimento do ambiente futuro formam o desafio que se apresenta para todos os profissionais que estão à frente das organizações, e se preparar para uma arena comercial desconhecida é o ponto fundamental, considerando que as decisões de hoje influirão o desempenho futuro. Para atingir ao objetivo principal, foram utilizadas bases de dados e periódicos para realização da pesquisa utilizando a pesquisa bibliográfica com técnicas bibliométricas no período compreendido de 2016 a 2021. Através da pesquisa, constatou-se que das 63 publicações relacionadas como relevantes ao tema de estudo em língua portuguesa, 28% estão indexados na base de dados Google Acadêmico e 25 % na SPELL. Quanto ao período de maior publicação pode-se apurar que 2019 e 2020 obtiveram juntos 41% dos dados. As instituições de ensino público dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participam das publicações sobre a utilização da matriz SWOT como ferramenta de planejamento estratégico com relevância, em pesquisas bibliográficas e/ou documental seguidas pelos estudos de caso. As organizações só irão se manter no mercado e obter crescimento, se estiverem aptas a se adequar de forma rápida às diferentes características de um ambiente dinâmico, que muda de forma constante. Utilizada em diversas áreas temáticas, pequenas e grandes empresas, tanto na área da saúde como na área administrativa, a análise SWOT mostrou-se por meio de exemplos na pesquisa que pode ser eficiente quando utilizada de maneira correta pela organização. Sua funcionalidade permite identificar riscos potenciais no mercado atuante da empresa, tanto no ambiente interno quanto no externo, fazendo com que se crie um plano de ação através dos dados obtidos pela matriz SWOT. |
|