REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O merchandising e a experiência do cliente no varejo supermercadista

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dc.contributor.advisor Pörsch, Márcia Regina Maboni Hoppen
dc.contributor.author Machado, Lucas
dc.date.accessioned 2022-09-05T13:41:41Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2369
dc.description.abstract O estudo analisa a correlação entre as técnicas de merchandising no ponto de venda e o comportamento de compra por impulso de consumidores localizados principalmente na cidade de Sananduva-RS de diversos segmentos do varejo supermercadista. Os objetivos eram analisar a eficácia das estratégias de merchandising no ponto de venda em relação as escolhas e decisões dos consumidores finais em estabelecimentos comerciais e determinar quais fatores influenciam o comportamento de compra por impulso. Identificar as circunstâncias em que isso ocorre; analisar quais táticas de vendas levam os consumidores a adquirir o produto. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica (livros e artigos da literatura pertinente) e pesquisa de campo. Participaram das pesquisas sessenta e cinco respondentes que receberam um questionário fechado dividido em três partes contendo sete questões de escala por impulso, seis questões com as estratégias de merchandising e três socioeconômicas. Os dados foram coletados de acordo com a Escala de Likert de 5 pontos. Os questionários foram aplicados nos meses de março e abril de 2022. Sendo os dados, tabulados através google forms. Os resultados preliminares indicam que os estímulos de merchandising de fato se bem aplicado surtem efeitos positivos para a organização induzindo o consumidor a comprar impulsivamente, onde trabalham fatores como o emocional, o visual, impulsivo e a influência do ambiente. Portanto, como limitação do método apresentado neste estudo, acredita-se que os dados apresentados podem não representar fielmente o verdadeiro quadro de toda a população, pois como o varejo supermercadista existe em todas as regiões do Brasil, as características socioeconômicas influenciarão as respostas ao questionário fornecido, que pode variar de acordo com a região, também não houve controles para impedir que pessoas de outras cidades participassem do estudo. Sendo assim para trabalhos futuros eles podem ser replicados em outra cidade ou região, e as ferramentas de pesquisa podem ser adaptadas para se adequar ao público-alvo do estudo. Outros pesquisadores podem usar os resultados coletados na pesquisa como ponto de partida para pesquisas semelhantes, como pesquisa de satisfação do cliente ou de mercado e comparações de trabalhos relacionados.
dc.language.iso 220830s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Marketing
dc.subject Comportamento do consumidor
dc.subject Marketing - Compradores
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Merchandising
dc.title O merchandising e a experiência do cliente no varejo supermercadista
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.8


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