REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Correlação do teste bioquímico de tetrazólio com a germinação e vigor em sementes de aveia preta (Avena strigosa Schereb)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Leães, Fernanda Leal
dc.contributor.author Nascimento, Ivan Roger Oliveira do
dc.date.accessioned 2022-09-09T15:19:16Z
dc.date.available 2022-09-09T15:19:16Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2373
dc.description.abstract A aveia preta (Avena strigosa Schreb) é uma importante cultura de inverno, utilizada para a alimentação animal, nos sistemas Integração Lavoura Pecuária (ILP) e, também, como mix de plantas em cobertura de solo. Entretanto, para obter sucesso na produção é necessário contar com sementes com bons índices de germinação e vigor, neste contexto o objetivo do trabalho foi avaliar a relação da viabilidade entre a germinação e vigor, através do teste de tetrazólio em sementes de aveia preta. O experimento foi realizado com 30 lotes de sementes de aveia preta, submetidos aos testes de germinação, onde foram semeadas 400 sementes em substrato Rolo de Papel. A quebra de dormência foi realizada por 7 dias na geladeira a 7º C e entre 5 e 8 dias no germinador a 20º C, contabilizando a porcentagem de plântulas consideradas normais. Para o teste de vigor através de Envelhecimento Acelerado (EAC) foram separadas 200 sementes em gerbox, adicionados 40 ml de água, levada a incubadora tipo BOD (Demanda Bioquímica de Oxigênio), regulada a uma temperatura de 42° C, por um período de 48 horas, logo realizada a semeadura com o mesmo procedimento da germinação. Para o teste de viabilidade através de tetrazólio foram separadas 100 sementes e colocadas entre papel germitest, pré-umedecido com água destilada, 2,5 vezes o peso do papel, por 18 h e retiradas glumas, em seguida realizado um corte longitudinal através do embrião e de três quartos do endosperma. Após a preparação para a coloração, foi adicionada nas sementes a solução a 1,0% de Tetrazólio (2,3,5 -Trifenil cloreto de tetrazólio) por 2 horas em estufa a 30º C. A leitura foi realizada em lupas para a verificação das classes de sementes, como viável (eixo embrionário totalmente colorido), inviável (eixo embrionário parcialmente colorido apresentando estruturas com esbranquiçadas) ou morta (eixo embrionário totalmente sem coloração). Para estimar a intensidade da relação linear e o grau de correlação entre as variáveis utilizou-se o coeficiente de Correlação de Pearson, onde pode-se concluir que o teste de tetrazólio é eficiente e rápido para estimar a viabilidade e o vigor de sementes de aveia preta, sendo que um laudo oficial do teste de germinação leva de 5 a 15 dias para ser emitido, o resultado do teste de tetrazólio é obtido em 24 horas. PALAVRAS-CHAVE: Viabilidade; qualidade de sementes; Avena strigosa S
dc.language.iso 220623s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Agronomia
dc.subject Aveia preta
dc.subject Sementes - Qualidade
dc.title Correlação do teste bioquímico de tetrazólio com a germinação e vigor em sementes de aveia preta (Avena strigosa Schereb)
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Hauschild, Evandro Grub
local.description.areasdoconhecimento M631.861


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples