| dc.contributor.advisor | Silva, Veronice Camargo da | |
| dc.contributor.author | Goulart, Cátia Cilene Diogo | |
| dc.date.accessioned | 2022-09-15T12:45:44Z | |
| dc.date.available | 2022-09-15T12:45:44Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.isbn | 978-65-86105-52-0 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2381 | |
| dc.description.abstract | Este produto tem por objetivo principal, promover estratégias institucionais específicas, com vistas a auxiliar estudantes e docentes a solidariamente constituírem ações positivas que mobilizem o engajamento acadêmico. Em função da ampliação do acesso à educação de nível superior e dos importantes desafios que tal inserção representa para muitos desses estudantes, considera-se pertinente a criação de ações pontuais para acompanhar o desenvolvimento nesta trajetória formativa. Entre as questões que impactam na permanência e conclusão de uma graduação, estão a ambientação nos espaços universitários, acompanhamento e participação nas práticas sociais da academia, e talvez adaptações logísticas para aqueles que mudaram geograficamente. Assim, justifica-se a necessidade de estabelecer ações estratégicas para subsidiar e instigar esses estudantes, em muitos casos, ingressantes, a participar efetivamente dos processos de desenvolvimento acadêmico, sobretudo ampliando os letramentos acadêmicos. Estima-se que este produto seja um apoio para que estudantes em nível superior consigam ampliar suas capacidades e atuação social nos espaços acadêmicos, bem como um orientador para os docentes e gestores. | |
| dc.language.iso | 220914s2021####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.publisher | Uergs | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Permanência | |
| dc.subject | Engajamento | |
| dc.subject | Letramento acadêmico | |
| dc.subject | Ensino Superior | |
| dc.title | Plano institucional de engajamento acadêmico: refletir, identificar, promover iniciativas, avaliação | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | PE37 | |
| dc.description.additionalinformation | Este material é um Produto Educacional da dissertação intitulada: O professor engajado na formação do aluno insider: linhas que se entrelaçam nos letramentos acadêmicos. Autoria: Cátia Cilene Diogo Goulart |