dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho, além de cumprir com a exigência para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, é o de recontar, com as emoções e com o vivido, por meio da narrativa autobiográfica, as possibilidades de resistência e de superação do fracasso escolar, tema fundamental no campo da educação. Neste trabalho, a memória das experiências desde a infância foi dando sentido para compreender e ressignificar a vivência do fracasso escolar. Ao invés de priorizar a produção bibliográfica, busquei fundamentar as reflexões em minha própria narrativa, inspirada nos estudos da Filosofia da Diferença, sobretudo a partir de autores como Foucault, Deleuze e Espinosa. Além disso, interessei-me por alguns métodos de expressão como os recortes, a poesia, a contação de histórias, a música e a manufatura de máscaras e bonecas Abayomi.Métodos de ensino e de pesquisa do campo das pesquisas qualitativas e descritivas, que não se propõe a fazer uma narrativa autobiográfica linear e fiel ao real, mas constrói e reconta histórias de vida a partir dos afetos, do vivido, da experiência. Fazer recortes, colagens, máscaras, bonecas de pano, inventar histórias, recontar a vida. Trata-se de inventar e se permitir ser autora das próprias ideias expressas em formas alternativas às clássicas metodologias de pesquisa no campo da educação. Quem mandou acordar as sonhadoras? Agora, com os pés no chão, eles querem usar das suas fantasias que lhes mantiveram vivas para escrever. |
|