| dc.contributor.advisor | Carneiro,Luci Anne Vargas | |
| dc.contributor.author | Torres, Sandra Marlei Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2022-12-23T09:52:11Z | |
| dc.date.available | 2022-12-23T09:52:11Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2636 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é relatar a experiência de ensino vivida nas turmas de nível B da educação infantil, refletindo, especificamente, sobre os impactos da pandemia de Covid no desenvolvimento corporal e motor dos pré-escolares, tendo em vista o isolamento social que afastou as crianças da escola em março de 2020. O desenvolvimento corporal e motor é um dos eixos de trabalho na educação infantil para o qual o professor e a escola dedicam grande atenção, proporcionando diferentes estímulos. Este artigo está embasado em uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento corporal e motor na idade pré-escolar, conforme autores como GALLAHUE (2001), LE BOULCH (2001) e NISTA-PICCOLO (2012) e no contexto pandêmico que caracterizou os anos de 2020 e 2021. Metodologicamente esse trabalho trata-se de um relato de experiência, GIL (2008). As reflexões produzidas articulam as experiências vividas pela autora enquanto professora da etapa final da educação infantil. Durante as testagens narradas neste, foi observado claramente a defasagem nas habilidades motoras dos alunos em comparação com anos anteriores em que desde o primeiro nível da pré-escola, essas crianças recebiam estímulos motores direcionados. | |
| dc.language.iso | 221222s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Pandemia | |
| dc.subject | Pré-escola | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Desenvolvimento motor | |
| dc.title | Desenvolvimento motor de pré-escolares no contexto pandêmico: um relato de experiência | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M159.943.8 |