| dc.contributor.advisor | Wolffenbüttel, Cristina Rolim | |
| dc.contributor.author | Fröder, Sinésio Adolfo | |
| dc.date.accessioned | 2023-01-05T11:53:34Z | |
| dc.date.available | 2023-01-05T11:53:34Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.date.submitted | 2018 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2648 | |
| dc.description.abstract | A pesquisa trata da aprendizagem de instrumento nos pontos de importância, impacto e ensino nas concepções conceituais de jovens/adolescentes executantes de aulas de instrumento e orquestra. Buscou trazer reflexões, conceituações e teorias acerca do ensino de instrumento evidenciando abordagens de ensino, ações pedagógicas, impactos e aprendizagens. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Através do método de pesquisa via internet se coletaram os dados da rede social facebook. A análise dos dados criou um caderno de categorias proximais para análise e resultado. Os resultados encontrados demonstram ações de ensino que provocaram impactos significativos. Estes impactos geraram uma séria de conceitos de importâncias para a aula de instrumento. Nesse sentido o trabalho desenvolve interlocuções com autores científicos da Educação Musical e sociologia para compreender o ensino de instrumento na utilização da ótica da juventude. A pesquisa utiliza uma abordagem atual de Educação Musical assim como registra conceituações sobre o ensino de instrumento na área de cordas friccionadas, (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). | |
| dc.language.iso | 230104s2018####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação musical | |
| dc.subject | Instrumentos musicais | |
| dc.subject | Música - Ensino | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Aprendizagem de instrumento: ensino, impacto e importância | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M78 |