REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Aprendizagem de instrumento: ensino, impacto e importância

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Fröder, Sinésio Adolfo
dc.date.accessioned 2023-01-05T11:53:34Z
dc.date.available 2023-01-05T11:53:34Z
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2648
dc.description.abstract A pesquisa trata da aprendizagem de instrumento nos pontos de importância, impacto e ensino nas concepções conceituais de jovens/adolescentes executantes de aulas de instrumento e orquestra. Buscou trazer reflexões, conceituações e teorias acerca do ensino de instrumento evidenciando abordagens de ensino, ações pedagógicas, impactos e aprendizagens. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Através do método de pesquisa via internet se coletaram os dados da rede social facebook. A análise dos dados criou um caderno de categorias proximais para análise e resultado. Os resultados encontrados demonstram ações de ensino que provocaram impactos significativos. Estes impactos geraram uma séria de conceitos de importâncias para a aula de instrumento. Nesse sentido o trabalho desenvolve interlocuções com autores científicos da Educação Musical e sociologia para compreender o ensino de instrumento na utilização da ótica da juventude. A pesquisa utiliza uma abordagem atual de Educação Musical assim como registra conceituações sobre o ensino de instrumento na área de cordas friccionadas, (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).
dc.language.iso 230104s2018####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Instrumentos musicais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Música - Ensino
dc.title Aprendizagem de instrumento: ensino, impacto e importância
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples