A pesquisa trata da aprendizagem de instrumento nos pontos de importância, impacto e ensino
nas concepções conceituais de jovens/adolescentes executantes de aulas de instrumento e
orquestra. Buscou trazer reflexões, conceituações e teorias acerca do ensino de instrumento
evidenciando abordagens de ensino, ações pedagógicas, impactos e aprendizagens. A pesquisa
tem uma abordagem qualitativa. Através do método de pesquisa via internet se coletaram os
dados da rede social facebook. A análise dos dados criou um caderno de categorias proximais
para análise e resultado. Os resultados encontrados demonstram ações de ensino que
provocaram impactos significativos. Estes impactos geraram uma séria de conceitos de
importâncias para a aula de instrumento. Nesse sentido o trabalho desenvolve interlocuções
com autores científicos da Educação Musical e sociologia para compreender o ensino de
instrumento na utilização da ótica da juventude. A pesquisa utiliza uma abordagem atual de
Educação Musical assim como registra conceituações sobre o ensino de instrumento na área
de cordas friccionadas, (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).