REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Atividades lúdicas na pediatria hospitalar: contribuições para a recuperação da criança

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dc.contributor.advisor Pieve, Maria da Graça Prediger Da
dc.contributor.author Paula, Ingrid da Silva de
dc.date.accessioned 2023-01-06T13:16:39Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2651
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso investiga sobre a temática “atividades lúdicas na pediatria hospitalar: contribuições para a recuperação da criança”. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade premente de espaços e atividades lúdicas que tornem enfermarias pediátricas dos hospitais mais acolhedoras para as crianças em tratamento hospitalar, que passam dias, até mesmo meses, internadas, como também, por ser essa demanda, uma exigência legal e um campo de atuação de pedagogos, em contextos não escolares. De acordo com esta demanda, levanta o seguinte problema: os espaços e atividades lúdicas realizadas nas pediatrias hospitalares contribuem para a recuperação da criança? Quais seus resultados? Qual o profissional que atua neste espaço? Apresenta como objetivo geral “compreender através de estudos e pesquisas já realizadas, de que forma os espaços e as atividades lúdicas realizadas nas pediatrias hospitalares contribuem para a recuperação da criança internada”. E, como objetivos específicos, pretende: a) compreender o papel do lúdico para o desenvolvimento da criança, na visão de teóricos da área; b) conhecer, de acordo com a legislação e estudos, a contribuição dos espaços e atividades lúdicas para a recuperação das crianças internadas em pediatria hospitalar; c) reconhecer, teoricamente e a luz de documentos normativos, o pedagogo enquanto um profissional da educação apto a atuação em espaços não escolares. A metodologia adotada para a pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, tendo como delineamento, a pesquisa bibliográfica, desenvolvida exclusivamente a partir de fontes bibliográfica. Foram mapeados e analisados cinco artigos científicos, selecionados de acordo com critérios definidos de busca. Fundamentam a pesquisa, autores como Cunha (2207), Kishimoto (1998), Piaget (1976), Vygotsky (1989), Brasil (1998, 2005, 2009, 2018), (Ângelo e Vieira, 2010), dentre outros, de igual importância. Como resultados e conclusões, o desenvolvimento de atividades lúdicas com a criança internada, contribui e pode acelerar seu processo de recuperação clínica, diminuindo o tempo de hospitalização.
dc.language.iso 230104s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Brinquedoteca
dc.subject Atividades lúdicas
dc.subject Pediatria hospitalar
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Crianças
dc.subject Pedagogia
dc.title Atividades lúdicas na pediatria hospitalar: contribuições para a recuperação da criança
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.695


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