REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A matemática na educação infantil: o que orientam os documentos oficiais

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dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Úngaro, Luciana
dc.date.accessioned 2023-01-06T13:20:51Z
dc.date.available 2023-01-06T13:20:51Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2653
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de investigar como se concebe o estudo de matemática no nível da Educação Infantil segundo o que orientam os documentos oficiais. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter documental em que as fontes foram: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) e Referencial Curricular Gaúcho (RCGEI). Os resultados a que se chegou é que as instituições educativas devem ter como conteúdo de suas práticas os conhecimentos científicos e sistematizados, elaborados historicamente e não só noções matemáticas que são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas relações com o meio e as pessoas. Verificou-se que, mesmo com tantas críticas os documentos analisados representam um avanço para Educação Infantil, visto que insere a matemática como área de conhecimento, apresenta conteúdos e a forma de trabalhar com as crianças.
dc.language.iso 230105s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Matemática
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Documentos oficiais
dc.title A matemática na educação infantil: o que orientam os documentos oficiais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.47


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