REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Estado do conhecimento sobre a abordagem das mentalidades matemáticas no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.advisor Pieve, Maria da Graça Prediger Da
dc.contributor.author Maciel, Clara de Mello
dc.date.accessioned 2023-01-09T12:29:34Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2659
dc.description.abstract Desenvolvimento das mentalidades matemáticas é uma abordagem ativa do conhecimento de Matemática, na qual os alunos veem seu papel como o de compreensão e busca de sentido, através da escrita, do registro aberto, criativo e visual das representações matemáticas, contribuindo nos processos de aprendizagem, auxiliando na compreensão dos erros e falhas dos alunos e aprimorando a prática docente. Assim, buscamos responder: qual a incidência e os enfoques das produções científicas acerca da abordagem das mentalidades matemáticas no processo de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Cujo objetivo geral é mapear e analisar a incidência e os enfoques das produções científicas encontradas em trabalhos acadêmicos localizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) e Google Acadêmico, referente à abordagem das mentalidades matemáticas no processo de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, estado do conhecimento. Para tanto, localizou-se quatro artigos científicos associados a relatos aplicados em sala de aula e a formação de professores, em que o Artigo um (1) trabalha com o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças, valorizando o desenvolvimento das mentalidades matemáticas; o Artigo dois (2) incentiva que é preciso realizar mudanças nos processos de avaliação através de distintos instrumentos voltados às concepções da Matemática; o Artigo três (3) aborda a importância da reflexão das mentalidades matemáticas, permitindo a exploração da representação visual, escrita e algébrica, e, por fim, o Artigo quatro (4) evidência discussão de uma matemática aberta, criativa e visual, em que o cérebro pensa visualmente, sendo que a Matemática não é um conjunto de métodos, mas sim de ideias conectadas que necessitam ser entendidas. Dessa forma, concluímos que a temática é relativamente nova no Brasil, devido à falta de pesquisas voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo de suma importância a divulgação acadêmica referente a mentalidades matemáticas, a fim de divulgar os resultados e incentivar mais professores a adotarem também esse referencial.
dc.language.iso 230106s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Mentalidades matemáticas
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino de matemática
dc.title Estado do conhecimento sobre a abordagem das mentalidades matemáticas no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.47


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