Resumo:
O meio ambiente sempre sofreu as consequências das atitudes das civilizações e, diante de tantos problemas ambientais causados a partir da década de 70, muitos países passaram a adotar medidas buscando minimizar o consumo exagerado de matérias-primas, através do repensar da relação homem x meio ambiente, destacando-se assim, o papel das escolas na mudança de atitudes para garantir a sobrevivência das próximas gerações. É neste cenário que a Educação Ambiental ganha uma nova proporção e é vista como uma oportunidade de se contribuir para a redução dos problemas ambientais, dada a sua importância como componente no processo de formação de indivíduos conscientes para alcançar uma melhor relação entre o sistema educativo e o ambiente natural. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico de como a Educação Ambiental é trabalhada em escolas estaduais da região Celeiro do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa desenvolvida em 19 escolas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online semiestruturado voltado para os professores que contempla questões como a importância da educação ambiental no ambiente escolar, a frequência e como são realizados os trabalhos, disciplinas que abordam a temática, assuntos abordados e como são trabalhados em sala de aula, interesse dos alunos e principais dificuldades para se trabalhar sobre. Para realizar a análise e interpretação dos dados, as informações obtidas foram categorizadas em três temas: ambientes escolares e desafios; natureza e metodologia das práticas de educação ambiental desenvolvidas nas escolas; visão dos professores sobre a Educação Ambiental. Dos 272 questionários enviados, foram respondidos 34, tendo assim, a participação de 12,5% do público-alvo. As escolas, em sua maioria, se localizam em áreas urbanas e o número de alunos é bastante diversificado. Estes, por sua vez, apresentam um bom conhecimento sobre questões ambientais. Os principais desafios estão na falta de preparo, de tempo, de incentivo e de pôr em prática os aprendizados. O estudo evidenciou que a EA ainda é trabalhada de forma superficial e pouco voltada para a realidade local das escolas, não sendo suficiente para a mudança de hábitos dos educandos. Diante dos resultados, observa-se a necessidade de estabelecer vínculos entre a Universidade e as escolas para levar o conhecimento técnico e científico sobre Educação Ambiental até os professores e alunos, visto que falta preparo e incentivo para se trabalhar sobre o assunto