O presente trabalho tem como objetivo mostrar a proposta de ensino da música na
Congregação Cristã no Brasil, na cidade de Montenegro e região, no estado do Rio
Grande do Sul. Este artigo consiste em pesquisa concluída referente à
aprendizagem informal de música realizada nesta igreja, com o intuito de relacionar
e comparar à técnica formal de ensino. Trata-se de um relato pessoal do autor
teoricamente fundamentado, a fim de mostrar a história da origem da Congregação
e da orquestra. Fundamentada em autores Flick(2009), a pesquisa teve abordagem
qualitativa do tipo narrativa autobiográfica, onde o autor narrou suas próprias
experiências, e quantitativa através de questionário fechado.Neste trabalho, a
Congregação Cristã no Brasil é considerada em muitas cidades uma instituição de
ensino de música não formal, mas que possui um padrão de ensino conforme a
matriz localizada no Brás, em São Paulo. Com o passar dos anos, segundo o autor,
a qualidade musical na Congregação se destacou tanto quanto sua forma de ensino,
resultando em um eficiente trabalho de formação de músicos informais.