REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Perfil dos consumidores e estratificação do consumo de leite e derivados

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dc.contributor.advisor Carvalho, Paulo Afonso
dc.contributor.author Backer, Luís Felipe de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-07-14T20:13:56Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2861
dc.description.abstract O leite e seus derivados constituem um grupo de alimentos com alto valor nutricionalcujo consumo é recomendado. Apesar da importância do consumo para todas as faixas etárias existem poucos estudos que avaliam a ingestão destes alimentos, por parte das famílias e, principalmente, levando em consideração as características de perfil dos consumidores. Estas informações são de extrema importância possibilitando o direcionamento de estudos e novos projetos nesta área de conhecimento. O presente estudo foi realizado a partir de um questionário aplicado através da plataforma do Google Forms para consumidores maiores de 16 anos de idade que tiveram acesso ao formulário fornecido através de diversas redes sociais. As perguntas realizadas foram relacionadas ao perfil sócio econômico dos consumidores, assim como questões inerentes ao consumo de leite in natura e seus derivados. Foi verificado que a maioria dos consumidores avaliados neste estudo são do sexo masculino, possuindo entre 25 e 44 anos de idade, com renda familiar de um a três salários mínimo e com um certo conhecimento sobre os benefícios do leite para a saúde humana. Somado a isso, a maioria dos consumidores avaliados possuem ensino superior incompleto ou pós-graduação, fator que agrega o conhecimento necessário ao entendimento da importância de consumir leite e derivados lácteos. Em sua grande maioria os participantes da pesquisa costumam consumir diariamente tanto leite in natura, quanto derivados, destacando com isso que existe uma alta demanda para estes alimentos. Verificou-se também que os consumidores costumam tomar leite acompanhado com café ou achocolatado. Os derivados láteos preferidos são o queijo e o iogurte, fator se torna relevante para a indústria na hora de programar a produção e vendas junto ao atacado e varejo. Na sua maioria os entrevistados possuem filhos, constituindo um fato relevante para desenvolver propagandas de incentivo ao consumo de lácteos, associando o consumo com o crescimento saudável das crianças até a vida adulta. Outro fator relevante determinado, foi a quantidade de consumo diário de leite in natura, a qual ficou entre 100 e 500 mL/dia, algo que necessita de um estudo mais detalhado e que fica como sugestão para novas pesquisas.
dc.language.iso 230712s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Leite
dc.subject Derivados
dc.subject Consumo - Alimento
dc.title Perfil dos consumidores e estratificação do consumo de leite e derivados
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Klein, Bruna
local.description.areasdoconhecimento M637.1


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