dc.contributor.advisor |
Bulhões, Flávia Muradas |
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dc.contributor.author |
Baumgratz, Felipe |
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dc.date.accessioned |
2023-07-22T13:30:57Z |
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dc.date.available |
2023-07-22T13:30:57Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.date.submitted |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2872 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho trata do “nível de inserção das ferramentas de marketing digital
atuais na agroindústria familiar de empreendimentos vinculados ao Arranjo Produtivo
Local de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari”. Parte-se do princípio de que
a agricultura familiar é uma atividade importante para a economia do País por fornecer
grande parte dos alimentos consumidos pela sua população e tem na gestão da
propriedade, produção e comercialização, a demanda do conhecimento de técnicas
de administração e marketing. O marketing possui uma variedade muito grande de
conceitos e ferramentas. Neste sentido, marketing digital é uma evolução do
tradicional, onde as estratégias são online e, dessa forma, há uma mudança
significativa na forma de entreter e converter o público em clientes. O objetivo geral
ou primário da pesquisa foi de “analisar o conhecimento dos agricultores familiares,
vinculados ao APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, quanto às
ferramentas do marketing digital e suas aplicações na gestão e na comercialização de
seus produtos agroindustriais”. A metodologia utilizada possui caráter qualitativo e
exploratória iniciando-se com uma atualização do tema em fontes digitais, com os
descritores “Agroindústria Familiar Rural; Canal de Marketing e Marketing Digital”,
compreendendo formatos diversos e numa série histórica de dez anos. Para se obter
os dados primários foi elaborado um questionário online na plataforma Google Forms
e enviado por e-mail e ou whatsapp a uma lista previamente levantada junto aos
gestores do APL Vale do Taquari e em consultas às mídias sociais no ano de 2023. A
amostra foi composta de 29 agroindústrias familiares rurais e somente 7 responderam
ao questionário. A avaliação dos dados foi desenvolvida pela “técnica de triangulação,
comparando os resultados da pesquisa bibliográfica e analisando os resultados dos
questionários”. A pesquisa foi aprovada pelo Parecer Consubstanciado do Comitê de
Ética em Pesquisa da UERGS: 5.988.858. O estudo apontou que todas as
agroindústrias utilizam pelo menos uma ferramenta digital. As redes sociais são a
principal ferramenta de marketing digital utilizada. Constatou-se que devido ao apoio
do APL houve um avanço positivo no conhecimento das mídias digitais por parte das
agroindústrias familiares, porém, ficou evidenciado que ainda há necessidade de
melhorias no uso dessas ferramentas. |
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dc.language.iso |
230721s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
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dc.subject |
Endomarketing |
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dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
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dc.subject |
Comunicação |
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dc.subject |
Vale do Taquari - Rio Grande do Sul |
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dc.subject |
Arranjo Produtivo Local - APL |
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dc.subject |
Agroindústria familiar - Rio Grande do Sul |
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dc.title |
Marketing digital nas agroindústrias familiares do arranjo produtivo local do Vale do Taquari, RS |
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dc.type |
Arquivo digital |
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local.description.areasdoconhecimento |
M658.8 |
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