REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Porque o termo quilombola não foi destacado na placa de uma escola estadual do RS?

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dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Santos, Ana Rita Machado dos
dc.date.accessioned 2023-07-31T17:55:54Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2886
dc.description.abstract Neste estudo, apresenta-se o fenômeno da ocultação do termo quilombola na nomenclatura de uma escola, que desde 2014, foi caracterizada legalmente na Modalidade Educação do Campo, a partir da tipificação quilombola, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso, em que foram ouvidos membros da comunidade e estudiosos sobre as motivações dessa ocorrência. A pesquisa revelou que a violência simbólica (BOURDIEU, 2006) está presente, impedindo que os saberes ancestrais dos remanescentes de quilombos sejam valorizados e fortalecidos, desse modo, instaura-se aquilo que Schefer (2016) chama de não-lugar escolar, uma escola esvaziada de sentidos e que opera para que a ordem das coisas não mude.
dc.language.iso 230726s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Quilombo
dc.subject Campo
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação quilombola
dc.title Porque o termo quilombola não foi destacado na placa de uma escola estadual do RS?
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


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