REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A transição da educação infantil para o ensino fundamental: como as professoras de pré-escola planejam a transição?

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Borba, Larissa Santos de
dc.date.accessioned 2023-07-31T17:59:05Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2894
dc.description.abstract Trata–se de um assunto que muitas vezes passa despercebido entre as escolas, a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental: como as professoras de pré-escola planejam essa transição? O objetivo é compreender como professoras estão planejando a transição das crianças para o ensino fundamental partindo do planejamento, das propostas, hábitos do cotidiano, os desafios encontrados, as expectativas das escolas e professoras, as implicações dessa fase e as representações das crianças referente a esse momento, além das famílias e organização de ambiente. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo questionário com professoras de pré-escola, onde cada uma respondeu a sete questões sobre essa etapa. Conclui – se que a transição deve ser muito bem planejada, preparada e pensada especialmente para a turma, é saber relacionar o brincar e as propostas de maneira que consigam separar os momentos, é preciso que seja feita a transição nos dois períodos, tanta educação infantil quanto ensino fundamental, para que as crianças se sintam confortáveis e confiantes com essa troca de ambiente escolar, colegas, professores e rotina. No decorrer do processo é importante que as crianças tenham suas famílias para apoiar e passar segurança nessa passagem um tanto desafiadora. A transição é um momento marcante e difícil e o papel do professor é torná-lo mais agradável possível. Essa pesquisa resultou em muitos aprendizados e compreensão da visão das professoras relacionadas a transição, trazendo inspiração a novas pesquisas relacionadas a essa temática.
dc.language.iso 230728s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Transição
dc.subject Educação infantil
dc.subject Educação fundamental
dc.subject Professor
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A transição da educação infantil para o ensino fundamental: como as professoras de pré-escola planejam a transição?
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.29


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples