dc.description.abstract |
Trata–se de um assunto que muitas vezes passa despercebido entre as escolas, a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental: como as professoras de pré-escola planejam essa transição? O objetivo é compreender como professoras estão planejando a transição das crianças para o ensino fundamental partindo do planejamento, das propostas, hábitos do cotidiano, os desafios encontrados, as expectativas das escolas e professoras, as implicações dessa fase e as representações das crianças referente a esse momento, além das famílias e organização de ambiente. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo questionário com professoras de pré-escola, onde cada uma respondeu a sete questões sobre essa etapa. Conclui – se que a transição deve ser muito bem planejada, preparada e pensada especialmente para a turma, é saber relacionar o brincar e as propostas de maneira que consigam separar os momentos, é preciso que seja feita a transição nos dois períodos, tanta educação infantil quanto ensino fundamental, para que as crianças se sintam confortáveis e confiantes com essa troca de ambiente escolar, colegas, professores e rotina. No decorrer do processo é importante que as crianças tenham suas famílias para apoiar e passar segurança nessa passagem um tanto desafiadora. A transição é um momento marcante e difícil e o papel do professor é torná-lo mais agradável possível. Essa pesquisa resultou em muitos aprendizados e compreensão da visão das professoras relacionadas a transição, trazendo inspiração a novas pesquisas relacionadas a essa temática. |
|