REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Alfabetização das crianças na fase pré-escolar da etapa da educação infantil: existem controvérsias e polêmicas?

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Conceição, Mariélen Oliveira
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:24:35Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2910
dc.description.abstract Esse estudo objetivou compreender as concepções de educadoras de infâncias, frente a controvérsias e polêmicas sobre a alfabetização das crianças frequentadoras da fase pré-escolar, na etapa da Educação Infantil. Discorre sobre os direitos garantidos nos princípios constitucionais, visando compreender o papel da pré-escola, sobretudo, as intencionalidades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento e aprendizagens das crianças nesse âmbito escolar. Nessa perspectiva, as reflexões se encontram pautadas nas legislações educacionais e diretrizes vigentes na Educação Infantil, possibilitando entendimentos das concepções de criança e infância, do cuidar e do educar, do desenvolvimento e aprendizagens, dentro dos direitos assegurados pelas prerrogativas políticas institucionalizadas. Na perspectiva de conceituar e refletir sobre a alfabetização, letramentos, espaços, tempos e práticas de experiências, autores pesquisadores que produziram e teorizam sobre a temática abordada, contribuíram para percorrer um universo de possibilidades que norteiam esse contexto e processo. Tecendo sobre as concepções de fazeres de práticas cotidianas foi realizado um estudo de campo, via questionário, com quatro Professoras e uma Supervisora que atuam em uma rede de ensino no município de Osório, estado do Rio Grande do Sul. Na metodologia optou-se pela abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, e, como método o estudo de caso. Percebeu-se que, nos conceitos que marcaram as respostas da professoras de que, não se alfabetiza, e nem há compromisso de alfabetizar na fase pré-escolar, com o propósito de escolarizar antecipadamente, mas que não se pode negar às crianças a leitura e escrita, ampliando suas linguagens, porém respeitando os tempos e espaços infantis, num processo de propostas nos eixos pedagógicas das interações e brincadeiras, que as estimulem a criar hipóteses, levando em conta os saberes, os interesses, o protagonismo infantil. Considera-se que, nesse processo, não significa que elas não se alfabetizem, mas espontaneamente.
dc.language.iso 230822s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Pré-escola
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Alfabetização
dc.title Alfabetização das crianças na fase pré-escolar da etapa da educação infantil: existem controvérsias e polêmicas?
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41


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