dc.description.abstract |
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta-se uma Pesquisa-Ação através da Arte e da Abordagem Triangular, conceito de Ana Mae Barbosa (1989), desenvolvida durante o ano de 2022, com crianças do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de Capão da Canoa-RS. A problematização surgiu durante observações de práticas na turma, em que foi percebida a ausência de atividades que permitissem a criatividade e a sensibilização artística. Notou-se o uso contínuo de imagens impressas para que as crianças pintassem, sendo que, o lápis de cor comum, do material particular de cada criança era o único recurso para esse “fazer artístico”. Desse modo, conforme Schefer (2016) percebeu-se uma ação pobre para crianças pobres, quando, ao contrário disso, as escolas de periferia precisam de ações didático-pedagógicas “vitaminadas”, que possam romper com as Pedagogias do Destino, aquelas que favorecem movimentações sociais. O estudo mostrou que: a) a Abordagem Triangular contribui para que as crianças manifestem suas opiniões sobre a vida e a obra de artistas, superando os objetivos propostos em cada ação; b) quando as crianças têm acesso à Arte, de fato, há estreitamentos de vínculos em sala de aula; c) ainda é preciso preparar a comunidade escolar, os pais, os gestores, os funcionários da escola para a compreensão de que a “sujeira” produzida nas aulas de Arte é ensino, e reverbera positivamente em todo o processo educativo. |
|