REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O estado da arte das pesquisas em EJA produzidas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

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dc.contributor.advisor Sant'Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Silva, Julielyn Borba Caldas da
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:25:27Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2913
dc.description.abstract Este trabalho intitulado “O estado da arte de pesquisas em EJA produzidas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul”, é um requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Uergs e tem por objetivo geral mapear como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo contemplada na Universidade, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação da Pedagogia, na pesquisa e extensão e nas produções acadêmicas da graduação e pós-graduação, no período de 2019 a 2023. Parte-se, como inspiração, dos estudos realizados por Sant’Anna e Stramare (2020). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, de tipo exploratória e bibliográfica e levantou-se dados e informações no repositório da Universidade sobre a produção acadêmica no âmbito da EJA, considerando o período de 2019 a junho de 2023. Além disso, efetivou-se pesquisa documental frente ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, Licenciatura, da Universidade, com o intuito de buscar saber de que modo estão configuradas as ofertas de EJA nesse projeto. Como principais resultados destaca-se que a Educação de Jovens e Adultos vem sendo abordada nas atividades de ensino de graduação e Pós-Graduação, pesquisa e extensão na Uergs. Sobre o currículo do Curso de Pedagogia – Licenciatura, o atual Projeto Pedagógico do Curso (2021) aponta que, embora o número de componentes curriculares envolvendo a EJA seja praticamente semelhante ao currículo apresentado no PPC de 2014, há algumas diferenças. A primeira, é com relação à grade, onde acrescentou-se um componente eletivo e diminuiu um obrigatório; a segunda diferença diz respeito à modalidade Ead que ganhou espaço no curso. Quanto a formação stricto-sensu, no Mestrado em Educação, nove trabalhos são destacados como dissertações e outros nove, como produtos educacionais, demonstrando que este programa vem se constituindo num importante espaço de produção acadêmica sobre a EJA. A responsabilidade desta pesquisa no estado da arte apresentado, concretiza o seu objetivo principal no sentido de dar visibilidade à produção acadêmica de EJA na Uergs. Desta forma espera-se contribuir com esse campo do conhecimento da formação inicial de professores, que se constitui a Educação de Jovens e Adultos.
dc.language.iso 230822s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
dc.subject Produção acadêmica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Estado da arte
dc.title O estado da arte das pesquisas em EJA produzidas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


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