REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Tecnologia e educação: uma reflexão sobre a formação do pedagogo a partir do Projeto Pedagógico de Curso - PPC

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Souza, Amanda Lessa de
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:25:43Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2914
dc.description.abstract Dentre os campos em que atua na prática educativa como profissional da educação, no trabalho docente, o pedagogo desempenha um papel importante na formação da criança, pois media seus primeiros contatos com o sistema de ensino escolar desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim o principal agente no desenvolvimento das aprendizagens desta etapa, as quais serão a base para a formação acadêmica e social das crianças. Com o avanço das tecnologias digitais na sociedade contemporânea as crianças também estão imersas nos ambientes virtuais constituindo suas identidades através de elementos que surgem na relação com a cultura digital. Diante das transformações sociais ocasionadas pelas tecnologias digitais, no campo da educação o pedagogo tem o desafio de repensar sua prática pedagógica para atender a essas novas demandas, o que torna importante que ele se aproprie e explore as potencialidades desses recursos durante sua formação. Diante deste contexto, considerou-se relevante desenvolver uma pesquisa visando responder ao questionamento: “como a relação entre as Tecnologias e a Educação é abordada na formação do pedagogo, na perspectiva do Projeto Pedagógico de Curso - PPC?”. Considerando que serão analisados Projetos Pedagógicos de Cursos identificou-se como metodologia de pesquisa mais adequada a pesquisa documental, segundo Marconi e Lakatos (2003). Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois”. E como instrumento de coleta de dados uma ficha avaliativa, que possibilitará identificar nos PPCs analisados elementos relacionados à temática deste estudo. Acredita-se que refletir sobre a abordagem dada ao uso das tecnologias na educação, nos PPCs dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, possibilitou compreender como esta temática é proposta durante a formação do pedagogo.
dc.language.iso 230821s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Tecnologias
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Formação do professor
dc.title Tecnologia e educação: uma reflexão sobre a formação do pedagogo a partir do Projeto Pedagógico de Curso - PPC
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.018.43


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples