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O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a organização dos espaços de uma sala referência em uma escola de Educação Infantil, no Município de Tramandaí. Como objetivo buscou compreender, através das análises, as possibilidades de organização e reorganização do espaço a partir de uma experiência vivenciada no estágio de Educação Infantil. A sustentação teórica partiu de autores que pesquisam os espaços nas salas referência na Educação Infantil, como Horn (2004; 2015; 2017) Rinaldi (2013) Gobbato (2015) Zabalza (1998) Forneiro (1998) dentre outros. O método qualitativo nesse trabalho, configurou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva em que consistiu uma observação do espaço referência em uma instituição de ensino. Assim, o instrumento de pesquisa utilizado para a produção de informações neste trabalho de pesquisa, foi o diário de campo, articulado a pesquisa bibliográfica realizada para identificar os autores e as produções sobre a temática da pesquisa. As análises das informações foram organizadas em dois momentos: primeiro a análise do diário no período de experiência de observação do espaço durante o estágio obrigatório I, e depois no período de docência com sua reestruturação. No segundo momento com o mesmo espaço referência pensado em um novo ano letivo para um novo grupo de crianças, e após um período uma nova análise de como ele foi reorganizado para o mesmo grupo. Articulando com os autores discussões acerca deste trabalho, assim como documentos norteadores que falam sobre o espaço na Educação Infantil. Este estudo possibilitou identificar que aconteceu um movimento considerável na organização dos espaços junto com os profissionais da educação, visto que, a sala referência possui em cada instituição de Educação Infantil uma característica própria. Esta é constituída a partir de uma diversidade de pressupostos teóricos e metodológicos, alinhando-se com as perspectivas pedagógicas de cada educador, com a cultura de cada comunidade, com a construção das crianças coletivamente, levando em conta suas especificidades e a diversidade de significados que elas constroem ao longo do período que compartilham e participam desse lugar. Espera-se como principal resultado, que novas reflexões acerca das problematizações da organização dos espaços referência sejam produtivas através do compartilhamento entre profissionais da Educação Infantil considerando que cada espaço referência é único, e pensado para um determinado grupo e que possa ser um lugar retificado com as intencionalidades de uma educação para as experiências e vivências das crianças. |
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