REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Representações femininas na revista infantil Cacique: um comparativo entre os anos de 1954 e 1963

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dc.contributor.author Wochnicki, Marcella Cruz
dc.date.accessioned 2023-08-24T17:26:59Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2918
dc.description.abstract Esta monografia tem como tema as representações femininas na Revista Infantil Cacique: um comparativo entre os anos de 1954 (início) e 1963 (término), uma vez que a reflexão sobre este tópico é importante para a compreensão dos elementos sociais e culturais que compõem o “ser feminino” e, assim, também poder contribuir para a erradicação de toda e qualquer violência de gênero. Analisou-se de que maneira as representações femininas são apresentadas nesta Revista. Para isso, foi realizado um percurso histórico do periódico enquanto ferramenta conectada com a história da educação. A imagem feminina nas décadas de 50 e 60 é analisada a partir de revistas femininas da época. Também discorre sobre a literatura infantil e a concepção de criança, além da importância da linguagem na construção social do gênero. Também observamos como as diferenças se constituem entre homens e mulheres, ou mulheres brancas e mulheres negras. Como processo metodológico, foi realizada a análise de textos e imagens da Revista Cacique em que se examina e se compreende o seu impacto social e cultural em leitores a partir das suas várias representações, como em vestimentas, comportamento, brincadeiras, sobre o que é ser menina, adolescente e mulher. Para a análise de dados, o corpus de análise constitui-se de cinco revistas publicadas em 1954 e uma em 1963, como observação sobre a representação do feminino, em sua permanência ou modificação. Como método científico, este estudo é de abordagem qualitativa e de tipo de pesquisa exploratória e bibliográfica; para a interpretação dos dados, foi feita a análise de conteúdo de linha francesa (BARDIN, 2016) e a análise do discurso (ORLANDI, 2012), também estas como aporte teórico. Como resultados, foi possível perceber que a Revista Cacique, enquanto instrumento para a aquisição de conhecimento, contribuiu para a construção social dos estereótipos de gênero, atribuindo características e atitudes diferentes esperadas para meninos e para meninas. Também, que o discurso sociocultural existente nas representações de figuras femininas são, geralmente, unidimensionais, evidenciando papéis de gênero e a construção de modelos de comportamento.
dc.language.iso 230821s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Representações femininas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Gênero e sexualidade
dc.subject Revista Infantil Cacique
dc.subject Discursos
dc.title Representações femininas na revista infantil Cacique: um comparativo entre os anos de 1954 e 1963
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Tesseler, Fani Averbuh
local.contributor.advisor-co Accorsi, Ana Maria Bueno
local.description.areasdoconhecimento M396


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