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O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como abordagem de pesquisa o planejamento nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos – EJA, como educação escolar, conforme aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, número 9394 (BRASIL, 1996) que diz, em seu artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida”. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória em educação, que de acordo com os procedimentos, constituiu-se mediante levantamento bibliográfico sobre a temática e aplicação de um questionário com um professor e uma professora alfabetizadora e, ainda, duas supervisoras pedagógicas de EJA, que atuam em escolas públicas do Litoral Norte Gaúcho visando compreender de que forma se organizam para realizar seus planejamentos. Como objetivos específicos, buscou-se saber em quais documentos ou legislações se baseiam, quais referenciais teóricos lhes dão sustentação e de onde vem o planejamento por eles efetivado. Como principais resultados destaca-se que embora haja divergências entre os dizeres das supervisoras, da professora e do professor nas escolas, percebe-se que esses ressaltam a importância do planejamento na EJA. Observou-se que nos conteúdos das suas falas se evidenciam sentidos de pertencimento e envolvimento com a EJA e quando somadas, as orientações fornecidas e as práticas efetivadas pelos professores, obtém-se uma riqueza, em planejamentos, metodologias e avaliações propostas, enquanto instâncias de currículo, nas escolas. Através desta pesquisa realizada, espera-se contribuir com o campo de estudos da Educação de Jovens e Adultos. |
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