| dc.contributor.advisor | Menti, Magali de Moraes | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Mariane Silveira | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-06T17:48:48Z | |
| dc.date.available | 2023-09-06T17:48:48Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2933 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre o professor de Língua Portuguesa na Educação Inclusiva e ações pedagógicas recomendadas. Os objetivos desta pesquisa são o levantamento de ações pedagógicas já realizadas por professores de Língua Portuguesa (LP) voltadas para a Educação Inclusiva, buscar ações que podem auxiliar os professores de LP na aprendizagem de Alunos com Deficiência (AcD) e identificar ferramentas e cursos de formação continuada online disponíveis para capacitar esses educadores a fim que consigam atender às demandas do AcD. Para responder aos objetivos e à pergunta de pesquisa “Quais são as ações pedagógicas recomendadas para o professor de Língua Portuguesa na inclusão de Alunos com Deficiência em suas salas de aulas?” utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfica, admitindo o conceito de Gil (1996) e a Análise de Conteúdo, admitindo o conceito de Bardin (2020). A fim de traçar um panorama histórico da Educação Inclusiva (EI) no Brasil, realizou-se uma breve pesquisa da EI no Brasil, bem como o uso do termo “Pessoa com Deficiência” a partir da resolução nª 01/15 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, admitimos o conceito de Escola Inclusiva a partir da definição estabelecida pela Secretaria da Educação Especial. A pesquisa realizada constatou que o maior entrave da Educação Inclusiva no Brasil é a falta de professores capacitados. A pesquisa mostrou que o professor de Língua Portuguesa tem papel fundamental na EI, pois ao trabalhar com a língua materna o docente é capaz de desenvolver habilidades linguísticas que ajudarão no desenvolvimento do AcD contribuindo para a formação de um cidadão crítico e questionador na sociedade em que vive. | |
| dc.language.iso | 230905s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Professor | |
| dc.subject | Ensino | |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Lingua portuguesa | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.title | O professor de língua portuguesa na educação inclusiva: ações pedagógicas recomendadas | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376 |