REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O professor de língua portuguesa na educação inclusiva: ações pedagógicas recomendadas

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dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Ferreira, Mariane Silveira
dc.date.accessioned 2023-09-06T17:48:48Z
dc.date.available 2023-09-06T17:48:48Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2933
dc.description.abstract O presente trabalho versa sobre o professor de Língua Portuguesa na Educação Inclusiva e ações pedagógicas recomendadas. Os objetivos desta pesquisa são o levantamento de ações pedagógicas já realizadas por professores de Língua Portuguesa (LP) voltadas para a Educação Inclusiva, buscar ações que podem auxiliar os professores de LP na aprendizagem de Alunos com Deficiência (AcD) e identificar ferramentas e cursos de formação continuada online disponíveis para capacitar esses educadores a fim que consigam atender às demandas do AcD. Para responder aos objetivos e à pergunta de pesquisa “Quais são as ações pedagógicas recomendadas para o professor de Língua Portuguesa na inclusão de Alunos com Deficiência em suas salas de aulas?” utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfica, admitindo o conceito de Gil (1996) e a Análise de Conteúdo, admitindo o conceito de Bardin (2020). A fim de traçar um panorama histórico da Educação Inclusiva (EI) no Brasil, realizou-se uma breve pesquisa da EI no Brasil, bem como o uso do termo “Pessoa com Deficiência” a partir da resolução nª 01/15 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, admitimos o conceito de Escola Inclusiva a partir da definição estabelecida pela Secretaria da Educação Especial. A pesquisa realizada constatou que o maior entrave da Educação Inclusiva no Brasil é a falta de professores capacitados. A pesquisa mostrou que o professor de Língua Portuguesa tem papel fundamental na EI, pois ao trabalhar com a língua materna o docente é capaz de desenvolver habilidades linguísticas que ajudarão no desenvolvimento do AcD contribuindo para a formação de um cidadão crítico e questionador na sociedade em que vive.
dc.language.iso 230905s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Inclusão
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.subject Professor
dc.subject Ensino
dc.subject Lingua portuguesa
dc.title O professor de língua portuguesa na educação inclusiva: ações pedagógicas recomendadas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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