O presente trabalho versa sobre o professor de Língua Portuguesa na Educação Inclusiva e ações pedagógicas recomendadas. Os objetivos desta pesquisa são o levantamento de ações pedagógicas já realizadas por professores de Língua Portuguesa (LP) voltadas para a Educação Inclusiva, buscar ações que podem auxiliar os professores de LP na aprendizagem de Alunos com Deficiência (AcD) e identificar ferramentas e cursos de formação continuada online disponíveis para capacitar esses educadores a fim que consigam atender às demandas do AcD. Para responder aos objetivos e à pergunta de pesquisa “Quais são as ações pedagógicas recomendadas para o professor de Língua Portuguesa na inclusão de Alunos com Deficiência em suas salas de aulas?” utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfica, admitindo o conceito de Gil (1996) e a Análise de Conteúdo, admitindo o conceito de Bardin (2020). A fim de traçar um panorama histórico da Educação Inclusiva (EI) no Brasil, realizou-se uma breve pesquisa da EI no Brasil, bem como o uso do termo “Pessoa com Deficiência” a partir da resolução nª 01/15 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, admitimos o conceito de Escola Inclusiva a partir da definição estabelecida pela Secretaria da Educação Especial. A pesquisa realizada constatou que o maior entrave da Educação Inclusiva no Brasil é a falta de professores capacitados. A pesquisa mostrou que o professor de Língua Portuguesa tem papel fundamental na EI, pois ao trabalhar com a língua materna o docente é capaz de desenvolver habilidades linguísticas que ajudarão no desenvolvimento do AcD contribuindo para a formação de um cidadão crítico e questionador na sociedade em que vive.