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A música é uma importante linguagem artística, amplamente utilizada no meio educacional como recurso pedagógico lúdico nos processos de ensino eaprendizagem. Por isso, este estudo visou analisar a contribuição da música no
desenvolvimento dos educandos que integram a Educação Especial a partir de um estudo bibliográfico. Quanto aos caminhos metodológicos, a pesquisa se caracteriza
como abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, a qual baseou-se nas produções
de diferentes autores do campo. A partir do estudo dos materiais investigados, analisou-se que a música traz inúmeras contribuições para as dimensões motoras,afetivas, linguísticas, cognitivas e emocionais, favorecendo um desenvolvimento integral dos educandos com deficiência, Transtornos do Espectro Autista (TEA)
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que constituem o público-alvo da Educação Especial na perspectiva da inclusão. No ensino regular, o trabalho pedagógico com a música é primordial nas práticas dos professores, já que explora as diversas potencialidades dos estudantes incluídos. Conclui-se que a música
estimula a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos, ao passo que propicia um ambiente de interação, ludicidade, democracia, construção da cidadania e participação na escola e na sociedade. |
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