Essa pesquisa de trabalho de Conclusão de Curso, resultou da vontade de saber quais as dificuldades e os desafios que as Escolas Municipais de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Santo Antônio das Missões enfrentam em relação à Educação Inclusiva. Um dos maiores desafios do professor é trabalhar com a inclusão e a aprendizagem daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência ou dificuldades. Traz como objetivo geral compreender as dificuldades e desafios que as Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais de Santo Antônio das Missões enfrentam em relação à educação inclusiva e como objetivos específicos: identificar as dificuldades e desafios que os professores/as dos anos iniciais do Ensino fundamental enfrentam para atuar com estudantes com deficiências; - compreender como os professores/as planejam e trabalham com os estudantes com deficiência; - conhecer os materiais pedagógicos que os professores recebem/utiliza para trabalhar com alunos inclusivos. Tem como metodologia a abordagem qualitativa, contanto com questionário enviado aos professores que atuam nos anos iniciais e trabalham com alunos inclusivos. A análise dos dados foi realizada a partir da triangulação dos dados encontrados com o referencial teórico. Os resultados mostraram que os professores enfrentam dificuldades para atuar com os alunos que possuem alguma deficiência como falta de material adequado e formação continuada.