REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Uso das tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: produção de inclusão/exclusão digital?

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Oliveira, Salete Mendes de
dc.date.accessioned 2023-10-16T16:53:01Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2967
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema: Uso das Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: Produção de Inclusão/Exclusão digital? Tem como objetivo analisar as dificuldades e desafios dos estudantes da Educação de jovens e adultos em relação ao uso das tecnologias digitais. Apresenta como objetivos específicos: identificar quais as dificuldades e desafios enfrentados pelos estudantes da EJA em relação aos usos das tecnologias digitais; Entender de que modo os docentes utilizam as tecnologias digitais nas suas práticas pedagógicas; Reconhecer de que forma a escola e os docentes atuam com os estudantes que não possuem acesso às tecnologias digitais; Conhecer a realidade vivenciada pelos estudantes para então pensar formas de enfrentamento as principais dificuldades por eles enfrentadas. O referencial teórico que aborda sobre a Formação de Professores; à docência e as tecnologias digitais; as tecnologias digitais e a educação; a educação de jovens e adultos no contexto brasileiro; a EJA no contexto contemporâneo e os sujeitos estudantes da EJA. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário junto aos estudantes das turmas T5 e T6 de uma escola municipal da cidade de São Luiz Gonzaga. Os dados obtidos foram analisados por procedimentos metodológicos qualitativos. Os resultados apontam que as tecnologias digitais, mesmo que de forma limitada, estão presentes no cotidiano dos estudantes da EJA e que seus usos ocorrem para diferentes fins, mas, sobretudo, de entretenimento. Por outro lado, foi possível constatar também que os sujeitos que frequentam essa modalidade de ensino têm a percepção de que tais usos nas práticas pedagógicas podem contribuir para a construção de diferentes conhecimentos, inclusive escolares.
dc.language.iso 231009s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Docência
dc.subject Tecnologias digitais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.title Uso das tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: produção de inclusão/exclusão digital?
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples