Este estudo buscou compreender a importância das cantigas de roda na educação infantil através do olhar de professoras da rede de ensino do município de São Luiz Gonzaga. A questão que se buscou esclarecer é: Como as cantigas de roda podem favorecer o desenvolvimento psicomotor das crianças pequenas na Educação Infantil? A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida com duas professoras, uma da rede de ensino público municipal e a outra da rede de ensino privado da cidade de São Luiz Gonzaga - RS. A pesquisa possui cunho qualitativo, exploratório, descritivo de tipo pesquisa de campo. Como referências para discutir o desenvolvimento da criança traz Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Airton Negrine e para as cantigas de roda Martins. A análise ocorreu através da triangulação de dados através do referencial teórico, dados empíricos e percepções da pesquisadora. Duas categorias de análise emergiram: A importância das cantigas de roda no desenvolvimento psicomotor das crianças pequenas; As cantigas de roda no cotidiano da educação infantil e a presença das cantigas nas práticas pedagógicas. Diante das análises, foi possível entender como as cantigas de roda estão presentes no cotidiano da educação infantil, de que forma são utilizadas e quão benéficas são para o desenvolvimento psicomotor das crianças pequenas. Esta pesquisa também pode compreender como ocorre o desenvolvimento motor e social das crianças, suas interações e sua ampliação de conhecimento.