REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Letramento corporal na educação infantil: contribuições aos docentes no caminho para um corpo letrado

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Erthal, Auriane
dc.date.accessioned 2023-12-14T17:41:58Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.isbn 9788586105933
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3035
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o Letramento Corporal está inserido nas práticas da Educação Infantil. As vivências da Educação Infantil devem ser pensadas de maneira que se tornem experiências positivas na busca pelo desenvolvimento integral da criança cujo corpo, inegavelmente, está sendo requerido a todo instante como suporte central de materialização do acontecimento lúdico, pois evidencia o posicionamento da criança diante da atribuição de sentido do brincar simbólico durante as brincadeiras, além de potencializar a linguagem, a expressão e a imaginação ao criar histórias, lugares e fantasias que enriquecem não só as brincadeiras, mas também, o aprendizado. Como caminho metodológico este estudo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, com análise qualitativa, na qual utilizaram-se os documentos norteadores da Educação Infantil, bem como três planejamentos de professoras atuantes da Educação Infantil do município de Parobé, Rio Grande do Sul. Este estudo evidenciou a necessidade de valorizar e incorporar o corpo e a corporeidade como elementos essenciais no processo educativo da Educação Infantil. Dessa forma, os estudos sobre Letramento Corporal destacam a importância do movimento, das linguagens e das interações para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. O estudo permitiu captar o fenômeno estudado a partir das perspectivas contidas nos documentos. Com esta pesquisa foi possível fomentar as discussões acerca do Letramento Corporal, o que contribuiu de forma positiva para um olhar mais atencioso ao desenvolvimento infantil particularmente ao se tratar do aspecto corporal, visando ao desenvolvimento integral das crianças. Como produto construiu-se um caderno temático como possibilidade pedagógica aos professores com vistas à promoção do Letramento Corporal na Educação Infantil, utilizando histórias infantis como subsídio.
dc.language.iso 231127s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Desenvolvimento infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Letramento corporal
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Letramento
dc.title Letramento corporal na educação infantil: contribuições aos docentes no caminho para um corpo letrado
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE372.8
dc.description.additionalinformation A dissertação foi catalogada separadamente com o título " Letramento corporal na educação : relações entre a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil" de autoria de Auriane Erthal.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples