| dc.contributor.advisor | Silva, Veronice Camargo da | |
| dc.contributor.author | Erthal, Auriane | |
| dc.date.accessioned | 2023-12-14T17:41:58Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.isbn | 9788586105933 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3035 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o Letramento Corporal está inserido nas práticas da Educação Infantil. As vivências da Educação Infantil devem ser pensadas de maneira que se tornem experiências positivas na busca pelo desenvolvimento integral da criança cujo corpo, inegavelmente, está sendo requerido a todo instante como suporte central de materialização do acontecimento lúdico, pois evidencia o posicionamento da criança diante da atribuição de sentido do brincar simbólico durante as brincadeiras, além de potencializar a linguagem, a expressão e a imaginação ao criar histórias, lugares e fantasias que enriquecem não só as brincadeiras, mas também, o aprendizado. Como caminho metodológico este estudo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, com análise qualitativa, na qual utilizaram-se os documentos norteadores da Educação Infantil, bem como três planejamentos de professoras atuantes da Educação Infantil do município de Parobé, Rio Grande do Sul. Este estudo evidenciou a necessidade de valorizar e incorporar o corpo e a corporeidade como elementos essenciais no processo educativo da Educação Infantil. Dessa forma, os estudos sobre Letramento Corporal destacam a importância do movimento, das linguagens e das interações para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. O estudo permitiu captar o fenômeno estudado a partir das perspectivas contidas nos documentos. Com esta pesquisa foi possível fomentar as discussões acerca do Letramento Corporal, o que contribuiu de forma positiva para um olhar mais atencioso ao desenvolvimento infantil particularmente ao se tratar do aspecto corporal, visando ao desenvolvimento integral das crianças. Como produto construiu-se um caderno temático como possibilidade pedagógica aos professores com vistas à promoção do Letramento Corporal na Educação Infantil, utilizando histórias infantis como subsídio. | |
| dc.language.iso | 231127s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Letramento corporal | |
| dc.subject | Educação Infantil | |
| dc.subject | Letramento | |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Letramento corporal na educação infantil: contribuições aos docentes no caminho para um corpo letrado | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | PE372.8 | |
| dc.description.additionalinformation | A dissertação foi catalogada separadamente com o título " Letramento corporal na educação : relações entre a aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil" de autoria de Auriane Erthal. |