REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação especial: utilização da tecnologia digital assistiva na sala de recursos multifuncionais em escolas estaduais do município de Cruz Alta/RS

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dc.contributor.advisor Soares, Fabrício
dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Serquivitio, Marilia de Campos
dc.date.accessioned 2023-12-19T14:24:49Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3052
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática “Educação Especial: utilização da Tecnologia Digital Assistiva na Sala de Recursos Multifuncionais em escolas estaduais do município de Cruz Alta”. A motivação pelo estudo surgiu a partir da participação como bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a área da Educação Especial e mais especificamente, para o Atendimento Educacional Especializado. Apresentou como objetivo geral analisar, nas cinco maiores escolas da Rede Pública Estadual de Cruz Alta/RS e que possuem Sala de Recursos Multifuncionais em funcionamento, quais e como são utilizadas as Tecnologias Digitais Assistivas por professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, a pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como delineamento, a Pesquisa de Campo (PRODANOV; FREITAS, 2013). Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado nas escolas estaduais do município de Cruz Alta/RS, bem como o coordenador do AEE da Coordenadoria Regional de Educação. Como instrumento da pesquisa elaborouse dois questionários, um destinado aos professores e o segundo destinado ao Coordenador do Atendimento Educacional Especializado. Teoricamente, a pesquisa sustentou-se pelos estudos de Carvalho (2010), Galvão Filho (2004, 2008, 2009), Mantoan (2003), Sancho e Hernández (2006), Santarosa (2010), a legislação educacional e outros autores de igual relevância científica. Os resultados permitiram uma análise qualitativa dos dados obtidos e as seguintes considerações: os professores possuem formação na área, em nível de graduação e/ou pós-graduação lato sensu; o número de alunos que realizam o AEE nas escolas é grande; predominam nas Salas de Recursos Multifuncionais recursos como o computador, o tablet e alguns (poucos) softwares de acessibilidade; as professoras possuem apenas o conhecimento básico em informática, o que dificulta a instalação e uso de softwares; nem todas as professoras utilizam as Tecnologias Digitais Assistivas e são utilizadas a partir da necessidade dos alunos e dos recursos tecnológicos que possuem; as professoras destacam que a formação continuada voltada para o uso das Tecnologias Digitais Assistivas não são suficientes e que existem barreiras, como a escassez de recursos, dentre elas, a internet. A coordenadora da Educação Especial da rede reforça que os professores do AEE estão preparados, já que a formação é ofertada pela rede todos os anos e é voltada para demandas da área e também para o uso das Tecnologias Digitais Assistivas. Dentro deste contexto, o estudo foi de grande relevância na área educacional, mais especificamente para a área da Educação Especial.
dc.language.iso 231215s########bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação especial
dc.subject Tecnologia assistiva
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.title Educação especial: utilização da tecnologia digital assistiva na sala de recursos multifuncionais em escolas estaduais do município de Cruz Alta/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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