Resumo:
O presente artigo busca analisar as possibilidades e os limites da utilização das tecnologias na
Educação Infantil, durante a pandemia da Covid-19, no município de Gramado/RS, no ano de
2020. Pretende-se, com este estudo, proporcionar reflexões e descrever os desafios
encontrados pelos docentes, no referido período, no que diz respeito ao uso das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação em meio ao desgaste físico, emocional, mental, bem
como a uma jornada de trabalho triplicada. Tem-se por objetivo também mostrar o que é
Pedagogia Digital, considerando vários aspectos: se ela pode ser aplicada na Educação
Infantil, devido aos atuais estudos quanto ao uso de telas pelas crianças; potencialidades e
dificuldades dessa pedagogia; como foram as formas encontradas e se foram utilizadas
tecnologias, no sentido de efetivar a manutenção de vínculo entre escola e família, na
pandemia. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, feita com professores da rede de
ensino, realizou-se um levantamento de informações, o qual permitiu que se percebesse como
a Covid-19 afetou a Educação, no município em questão; como ficou o desenvolvimento e a
aprendizagem das crianças, nessa época; como estas foram avaliadas e ainda como esses
docentes veem o futuro da Educação pós-pandemia.