REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As interfaces da cultura e educação básica: a mediação na formação do leitor

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Alves, Izandra
dc.contributor.author Silva, Camila Ulmer da
dc.date.accessioned 2024-01-29T11:19:51Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3117
dc.description.abstract O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Caxias do Sul, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, durante o projeto Passaporte da Leitura, que ocorreu no mesmo período que a Feira do Livro no Município. Com o objetivo de analisar como esse projeto incentivou o conhecimento de culturas, a formação de leitores na referida turma e em que medida a mediação leitora proposta pelo referido projeto interfere na formação desses pequenos leitores, utilizei como base a pesquisa bibliográfica realizada através de publicações na área da leitura, da mediação leitora e ramificações, fichamento e referenciação, tendo como apoio teórico os estudos de Eliana Yunes, Clifford Geertz, Maria Alice Faria, Maria Amélia Dalvi, Mariah Dinorah, Nelly Novaes Coelho e Rildo Cosson. Juntamente com essas teorias, foi possível observar e analisar que o Passaporte da Leitura contribuiu na formação do leitor nessa turma e foi útil na utilização da literatura como estímulo a novos conhecimentos e na aproximação do leitor e do escritor.
dc.language.iso 240116s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação do leitor
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Cultura
dc.title As interfaces da cultura e educação básica: a mediação na formação do leitor
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples