O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino da
cidade de Caxias do Sul, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, durante o projeto Passaporte da
Leitura, que ocorreu no mesmo período que a Feira do Livro no Município. Com o objetivo de analisar como
esse projeto incentivou o conhecimento de culturas, a formação de leitores na referida turma e em que medida a
mediação leitora proposta pelo referido projeto interfere na formação desses pequenos leitores, utilizei como
base a pesquisa bibliográfica realizada através de publicações na área da leitura, da mediação leitora e
ramificações, fichamento e referenciação, tendo como apoio teórico os estudos de Eliana Yunes, Clifford Geertz,
Maria Alice Faria, Maria Amélia Dalvi, Mariah Dinorah, Nelly Novaes Coelho e Rildo Cosson. Juntamente com
essas teorias, foi possível observar e analisar que o Passaporte da Leitura contribuiu na formação do leitor nessa
turma e foi útil na utilização da literatura como estímulo a novos conhecimentos e na aproximação do leitor e do
escritor.