Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta com os romances Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), O Cortiço (1890), de Aluísio de Azevedo (1857-1913) e Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a partir dos pressupostos do Letramento Literário (e de Educação literária) nas sequências expansivas de leituras, de Rildo Cosson (2006). Objetiva desenvolver abordagem sobre o racismo estrutural/institucional e histórico no Brasil através da Literatura e do Slam, a partir de três perspectivas diferentes dessas abordagens e tema, através do confronto de lugar de fala das personagens Úrsula, Rita Baiana e a própria autora, Maria Carolina de Jesus, respectivamente, em suas contextualizações nas narrativas dos romances. As etapas da abordagem da expansão selecionadas são a temática, a contextualização histórica e a teórica sobre as três obras e personagens. No suporte teórico, além de Cosson (2006), esta proposta se ancora nas reflexões em torno do ensino de leitura e de literatura em Bordini e Aguiar (1988), Cândido (2004), Dalcastagnè (2012) e Almeida (2018). É proposta, também, estratégia para desenvolver este tema em aulas do Ensino Médio.