REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Proerd: a representatividade educativa na percepção de estudantes do Ensino Médio no estado do Rio Grande do Sul

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dc.contributor.advisor Souza, Solange Carvalho de
dc.contributor.author Amarante, Rodrigo
dc.date.accessioned 2024-02-15T11:13:59Z
dc.date.available 2024-02-15T11:13:59Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3145
dc.description.abstract A violência representa uma intricada construção social e histórica com repercussões significativas na contemporaneidade, exercendo um impacto multifacetado e profundo na realidade, manifestando-se não apenas em suas formas evidentes, como a dor física, mas também em suas nuances mais sutis, como a violência psicológica, influenciando dinâmicas sociais, saúde mental e as estruturas fundamentais da sociedade moderna. As instituições policiais militares, responsáveis pela segurança pública em conjunto com a sociedade, buscam estratégias preventivas. Por meio desta perspectiva, implementou-se há 25 anos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) para os estudantes da rede de ensino fundamental, no Rio Grande do Sul e, estendendo-se a partir de 2023 às turmas de ensino médio. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise avaliativa sobre a percepção dos estudantes do ensino médio em relação ao (Proerd) em seus aspectos materiais, didáticos, no método e nos recursos humanos utilizados nas atividades, no caso, o soldado militar. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2023 por meio de questionários fechados aplicados aos estudantes de 100 escolas, englobando as estaduais, municipais e privadas, cuja investigação também analisa o impacto educativo cultural às diversas juventudes que pertencem à algumas regiões sul rio-grandense Ao longo do trabalho destacam-se os desafios enfrentados pelo programa, de reconhecer a importância de metodologias cientificamente adequadas, da necessidade de avaliação continuada para uso e eficácia de programas sociais, buscando engajar constantemente a comunidade. Certamente, prevenir a violência é um desafio contínuo, sendo que iniciativas como o Proerd podem desempenhar papel significativo no desenvolvimento de sujeitos mais saudáveis e responsáveis.
dc.language.iso 240214s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd)
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Juventude
dc.subject Violência
dc.title Proerd: a representatividade educativa na percepção de estudantes do Ensino Médio no estado do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.017.4


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