Resumo:
A violência representa uma intricada construção social e histórica com repercussões
significativas na contemporaneidade, exercendo um impacto multifacetado e profundo na
realidade, manifestando-se não apenas em suas formas evidentes, como a dor física, mas também
em suas nuances mais sutis, como a violência psicológica, influenciando dinâmicas sociais, saúde
mental e as estruturas fundamentais da sociedade moderna. As instituições policiais militares,
responsáveis pela segurança pública em conjunto com a sociedade, buscam estratégias
preventivas. Por meio desta perspectiva, implementou-se há 25 anos o Programa Educacional de
Resistência às Drogas e Violência (Proerd) para os estudantes da rede de ensino fundamental, no
Rio Grande do Sul e, estendendo-se a partir de 2023 às turmas de ensino médio. O objetivo deste
trabalho é realizar uma análise avaliativa sobre a percepção dos estudantes do ensino médio em
relação ao (Proerd) em seus aspectos materiais, didáticos, no método e nos recursos humanos
utilizados nas atividades, no caso, o soldado militar. A coleta de dados foi realizada no primeiro
semestre de 2023 por meio de questionários fechados aplicados aos estudantes de 100 escolas,
englobando as estaduais, municipais e privadas, cuja investigação também analisa o impacto
educativo cultural às diversas juventudes que pertencem à algumas regiões sul rio-grandense Ao
longo do trabalho destacam-se os desafios enfrentados pelo programa, de reconhecer a
importância de metodologias cientificamente adequadas, da necessidade de avaliação continuada
para uso e eficácia de programas sociais, buscando engajar constantemente a comunidade.
Certamente, prevenir a violência é um desafio contínuo, sendo que iniciativas como o Proerd
podem desempenhar papel significativo no desenvolvimento de sujeitos mais saudáveis e
responsáveis.