REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação transdisciplinar, docência e inclusão: língua portuguesa para estudantes de Ensino Fundamental com transtorno do espectro autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Parode, Valquíria Pezzi
dc.contributor.author Cassafus, Lucas Eduardo Rocha
dc.date.accessioned 2024-02-16T12:47:31Z
dc.date.available 2024-02-16T12:47:31Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3152
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o seguinte tema: Educação Transdisciplinar, Docência e Inclusão: Língua Portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental com o transtorno do espectro autista. O Objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da Educação Transdisciplinar e da Docência em Língua Portuguesa no processo de inclusão de estudantes com TEA. Para responder aos objetivos e à pergunta de pesquisa: “Que abordagens educacionais e estratégias pedagógicas os professores de língua portuguesa utilizam para promover a inclusão de estudantes com TEA nas aulas de Língua Portuguesa?”, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, admitindo o conceito de Gil (2010), pesquisa qualitativa, seguindo os conceitos de Minayo (2015) e para análise de dados, a análise de conteúdo de Bardin (2010). Com a finalidade de traçar um panorama sobre educação transdisciplinar, docência e inclusão de estudantes do ensino fundamental com TEA nas aulas de língua portuguesa, realizou-se uma pesquisa no Google sobre Transdisciplinaridade que se interliga com a Educação inclusiva, assim como, a utilização do termo “Alunos com deficiência’’ com base na Lei nº 12.764 da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa realizada a partir de teses, dissertações, livros, artigos e sites, também no Google acadêmico, com artigos selecionados do ano de 2021 a 2023 constataram que para a inclusão de estudantes com TEA em aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, além de toda gestão escolar, o professor será uma figura primordial ao pensar estratégias que contemplem as necessidades destes estudantes, tendo a abordagem educacional transdisciplinar como um caminho para promover práticas educativas integradoras e a ética no ensino-aprendizagem.
dc.language.iso 240215s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Lingua portuguesa
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Inclusão
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Transdisciplinaridade
dc.title Educação transdisciplinar, docência e inclusão: língua portuguesa para estudantes de Ensino Fundamental com transtorno do espectro autista
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples