Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o seguinte tema: Educação Transdisciplinar, Docência e Inclusão: Língua Portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental com o transtorno do espectro autista. O Objetivo geral desta pesquisa é compreender a importância da Educação Transdisciplinar e da Docência em Língua Portuguesa no processo de inclusão de estudantes com TEA. Para responder aos objetivos e à pergunta de pesquisa: “Que abordagens educacionais e estratégias pedagógicas os professores de língua portuguesa utilizam para promover a inclusão de estudantes com TEA nas aulas de Língua Portuguesa?”, utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico, admitindo o conceito de Gil (2010), pesquisa qualitativa, seguindo os conceitos de Minayo (2015) e para análise de dados, a análise de conteúdo de Bardin (2010). Com a finalidade de traçar um panorama sobre educação transdisciplinar, docência e inclusão de estudantes do ensino fundamental com TEA nas aulas de língua portuguesa, realizou-se uma pesquisa no Google sobre Transdisciplinaridade que se interliga com a Educação inclusiva, assim como, a utilização do termo “Alunos com deficiência’’ com base na Lei nº 12.764 da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa realizada a partir de teses, dissertações, livros, artigos e sites, também no Google acadêmico, com artigos selecionados do ano de 2021 a 2023 constataram que para a inclusão de estudantes com TEA em aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, além de toda gestão escolar, o professor será uma figura primordial ao pensar estratégias que contemplem as necessidades destes estudantes, tendo a abordagem educacional transdisciplinar como um caminho para promover práticas educativas integradoras e a ética no ensino-aprendizagem.