REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Trombetta, Juliana Duarte Sanches
dc.date.accessioned 2024-02-21T12:13:42Z
dc.date.available 2024-02-21T12:13:42Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3156
dc.description.abstract O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos acadêmicos sobre o tema e documental com relatos de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Língua Portuguesa e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica teve como base referências de autores como Saussure (1970), Bakhtin (1986) e Marcuschi (2008). O embasamento teórico teve como foco concepções de língua, linguagem, texto, Sociointeracionismo, letramento, competência textual, escrita e leitura. Os resultados obtidos verificaram a importância da abordagem sociointeracionista de Vygotsky no desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II. Percebe-se que a aprendizagem, histórica e culturalmente, impulsiona contextos comunicativos, abrangendo o aluno. Os quatro artigos analisados sustentaram a concepção de interação nas habilidades estudantis, assim como o relato prático demonstrou a união da leitura e da escrita com uma aprendizagem efetiva.
dc.language.iso 240220s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Competência textual
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Sociointeracionismo
dc.title Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.6


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples