| dc.contributor.advisor | Menti, Magali de Moraes | |
| dc.contributor.author | Trombetta, Juliana Duarte Sanches | |
| dc.date.accessioned | 2024-02-21T12:13:42Z | |
| dc.date.available | 2024-02-21T12:13:42Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3156 | |
| dc.description.abstract | O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos acadêmicos sobre o tema e documental com relatos de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Língua Portuguesa e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica teve como base referências de autores como Saussure (1970), Bakhtin (1986) e Marcuschi (2008). O embasamento teórico teve como foco concepções de língua, linguagem, texto, Sociointeracionismo, letramento, competência textual, escrita e leitura. Os resultados obtidos verificaram a importância da abordagem sociointeracionista de Vygotsky no desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II. Percebe-se que a aprendizagem, histórica e culturalmente, impulsiona contextos comunicativos, abrangendo o aluno. Os quatro artigos analisados sustentaram a concepção de interação nas habilidades estudantis, assim como o relato prático demonstrou a união da leitura e da escrita com uma aprendizagem efetiva. | |
| dc.language.iso | 240220s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Competência textual | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Sociointeracionismo | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M028.6 |