dc.contributor.advisor |
Menti, Magali de Moraes |
|
dc.contributor.author |
Trombetta, Juliana Duarte Sanches |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-21T12:13:42Z |
|
dc.date.available |
2024-02-21T12:13:42Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.date.submitted |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3156 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos acadêmicos sobre o tema e documental com relatos de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Língua Portuguesa e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica teve como base referências de autores como Saussure (1970), Bakhtin (1986) e Marcuschi (2008). O embasamento teórico teve como foco concepções de língua, linguagem, texto, Sociointeracionismo, letramento, competência textual, escrita e leitura. Os resultados obtidos verificaram a importância da abordagem sociointeracionista de Vygotsky no desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II. Percebe-se que a aprendizagem, histórica e culturalmente, impulsiona contextos comunicativos, abrangendo o aluno. Os quatro artigos analisados sustentaram a concepção de interação nas habilidades estudantis, assim como o relato prático demonstrou a união da leitura e da escrita com uma aprendizagem efetiva. |
|
dc.language.iso |
240220s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Competência textual |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Sociointeracionismo |
|
dc.title |
Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M028.6 |
|