Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa
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Contribuições do sociointeracionismo para o desenvolvimento de competência textual de alunos do ensino fundamental II: relato de experiências do PIBID, núcleo de língua portuguesa
O trabalho tem como as contribuições do Sociointeracionismo para o desenvolvimento de alunos de Ensino Fundamental II. Para isso, o estudo contou com uma abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica com análise de artigos acadêmicos sobre o tema e documental com relatos de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Língua Portuguesa e análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica teve como base referências de autores como Saussure (1970), Bakhtin (1986) e Marcuschi (2008). O embasamento teórico teve como foco concepções de língua, linguagem, texto, Sociointeracionismo, letramento, competência textual, escrita e leitura. Os resultados obtidos verificaram a importância da abordagem sociointeracionista de Vygotsky no desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II. Percebe-se que a aprendizagem, histórica e culturalmente, impulsiona contextos comunicativos, abrangendo o aluno. Os quatro artigos analisados sustentaram a concepção de interação nas habilidades estudantis, assim como o relato prático demonstrou a união da leitura e da escrita com uma aprendizagem efetiva.