REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O dialeto Pajubá como código linguístico-identitário e de resistência da comunidade LGBTI+ e na escola: existência, necessidade e estratégias de pertencimento

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dc.contributor.advisor Azevedo, Gilmar de
dc.contributor.author Souza, Nicolas Eduardo Lau
dc.date.accessioned 2024-02-26T11:10:03Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3165
dc.description.abstract Este estudo reflete sobre o Dialeto Pajubá em sua interação com a Comunidade LGBTI+, e além, propõe intervenção em sala nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando-se dele como estratégia para a prática de aquisição linguística, a fim de ampliar a comunicação dos alunos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, sugerindo estratégias de trabalho. O assunto emergiu como objeto de discussões após estar presente em uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e foi escolhido como corpus deste trabalho por possibilitar o sentimento de pertencimento à alunos LGBTI+ presentes nas escolas. Esta investigação revisa conceitos da Sociolinguística (como Variação Linguística e Preconceito Linguístico), para chegar à significação do Pajubá. Explora a origem deste código linguístico, sua relevância histórica e social, bem como sua presença na contemporaneidade, destacando como pode ser utilizado enquanto ato comunicativo e de expressão identitária. Os caminhos teóricos para pensar no corpus envolveram, majoritariamente, os estudos de Bagno (2007a, 2007b, 2018), Chomsky (1971), Dubois (1973), Labov (2008) e Mattoso (2000). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, em materiais impressos e online, além de análise das respostas de professores do Ensino Básico a um questionário, realizado de forma virtual, sobre o conhecimento e a presença do Dialeto nas escolas, visando a identificar sua existência e necessidade. Após a análise, e percebida a potencialidade deste Dialeto enquanto objeto de estudo, foi elaborado um plano de aula como sugestão de trabalho com ele no Ensino Médio, suscitando o desafio de que docentes possam incluir metodologias diversas em suas didáticas. Como resultados, um deles foi a evidência da presença de alunos LGBTI+ nas escolas, e que estes possuem demandas linguísticas e identitárias. Portanto, o Dialeto, aliado à educação, pode possibilitar ao aluno este sentimento de pertencimento a sua Comunidade. Por fim, esta monografia se propõe a contribuir com os estudos sociolinguísticos, visando a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com pluralidade linguística e identitária.
dc.language.iso 240223s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Sociolingüística
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Dialeto Pajubá
dc.subject Identidade
dc.subject Linguística
dc.title O dialeto Pajubá como código linguístico-identitário e de resistência da comunidade LGBTI+ e na escola: existência, necessidade e estratégias de pertencimento
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M81'27


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