Resumo:
Este estudo reflete sobre o Dialeto Pajubá em sua interação com a Comunidade LGBTI+, e além, propõe intervenção em sala nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando-se dele como estratégia para a prática de aquisição linguística, a fim de ampliar a comunicação dos alunos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, sugerindo estratégias de trabalho. O assunto emergiu como objeto de discussões após estar presente em uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e foi escolhido como corpus deste trabalho por possibilitar o sentimento de pertencimento à alunos LGBTI+ presentes nas escolas. Esta investigação revisa conceitos da Sociolinguística (como Variação Linguística e Preconceito Linguístico), para chegar à significação do Pajubá. Explora a origem deste código linguístico, sua relevância histórica e social, bem como sua presença na contemporaneidade, destacando como pode ser utilizado enquanto ato comunicativo e de expressão identitária. Os caminhos teóricos para pensar no corpus envolveram, majoritariamente, os estudos de Bagno (2007a, 2007b, 2018), Chomsky (1971), Dubois (1973), Labov (2008) e Mattoso (2000). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, em materiais impressos e online, além de análise das respostas de professores do Ensino Básico a um questionário, realizado de forma virtual, sobre o conhecimento e a presença do Dialeto nas escolas, visando a identificar sua existência e necessidade. Após a análise, e percebida a potencialidade deste Dialeto enquanto objeto de estudo, foi elaborado um plano de aula como sugestão de trabalho com ele no Ensino Médio, suscitando o desafio de que docentes possam incluir metodologias diversas em suas didáticas. Como resultados, um deles foi a evidência da presença de alunos LGBTI+ nas escolas, e que estes possuem demandas linguísticas e identitárias. Portanto, o Dialeto, aliado à educação, pode possibilitar ao aluno este sentimento de pertencimento a sua Comunidade. Por fim, esta monografia se propõe a contribuir com os estudos sociolinguísticos, visando a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com pluralidade linguística e identitária.